Dicas de Construção para Ambiente de Sauna à Vapor

Ambientes para Sauna à Vapor

1 – Teto com inclinação:

O teto deve ter 2,20 m de altura e inclinação de 10% no prolongamento oposto aos bancos. Isso evita que as gotas de condensação caiam sobre os usuários, direcionando-as para a extremidade mais baixa. Caso o cômodo não tenha inclinação, recomenda-se rebaixar com forro próprio para umidade.

2 – Bancos

Faça 2 bancos em alvenaria, um inferior e um superior (para menor ou maior temperatura), nas medidas de 50 cm x 40 cm.

3 – Suspiro e respiro

Faça um orifício de 4″ (suspiro) próximo ao teto (“pé direito”), e um orifício de 4″ (respiro) próximo ao chão (“pé esquerdo”), para controle de oxigênio e temperatura dentro do ambiente. Para acabamento destes orifícios, use grelha giratória de controle.

4 – Entrada para cano de vapor (dentro do ambiente)

Preveja um nicho na parede de 40 cm (alt.) x 12 cm (larg.) x 10 cm (prof.) para o cano de vapor. A entrada deve ficar em local neutro, perto da parede frontal aos bancos, a 40 cm do piso.

Obs.: Atenção à tubulação: máximo 2 m e 3 cotovelos, sem sifonagem. Nunca reduza a saída de vapor para evitar danos ao equipamento.

5 – Rede elétrica

Faça uma passagem de conduite para iluminação e outro ponto para fechamento do circuito entre o quadro de comando com termostato e o aparelho (quando for instalado dentro do ambiente).

Para iluminação do recinto utilize luminárias blindadas com lampada de 60w e instale o interruptor fora do ambiente.

6 – Ralo

Faça um ralo no interior do ambiente para escoar a água quando for efetuada a limpeza do recinto. No caso de equipamento instalado dentro do ambiente (Plus com Dreno Automático – Gerador de Vapor Elétrico), após o fechamento da torneira de abastecimento toda a água do gabinete da sauna se esgotará, e o ralo deverá estar perto do equipamento para que esta água tenha vazão.

7 – Porta

A porta deve ser impermeável, possuir visor transparente e sempre abrir para fora do ambiente.

Isolamento térmico

Na sauna a vapor é importante que se faça o Isolamento térmico com vermiculita. Após a colocação da laje, reboque todas as paredes e teto com uma massa de cimento e vermiculita, na seguinte proporção:

4 kg de vermiculita, 1 kg de cimento, (um pouco de) cal, adicione água até dar liga e faça um reboco de 2,5 cm a 3 cm de espessura e deixe secar por completo. depois faça o acabamento escolhido. Proporção para 1 m² de parede.

Acabamento: teto, paredes e piso da sauna a vapor.

* O teto deve ser sempre liso, para que não ocorra a presença indesejável de gotículas de água em cima dos bancos. Pode ser utilizada tinta (Bacterkill).

* As paredes da sauna a vapor podem ser revestidas com azulejos, mármore ou tinta látex (apropriada para locais que vão receber umidade).

* No piso use materiais antiderrapantes: ardósia, pedra mineira, cerâmica texturizada, etc.

Obs: Ambientes ja construidos sem isolamento termico, dobra-se a capacidade do equipamento. Se houver vidros, para cada mt2 de vidro aumenta-se um mt3 na capacidade do equipamento.

Dicas de Construção para Ambiente de Sauna Seca

Isolamento térmico

Após rebocar paredes e teto com reboco comum, faça o Isolamento térmico com lã de vidro ou isopor, fixados com sarrafos.

Revestimento das paredes (após Isolamento térmico)

Para o revestimento das paredes, use madeira seca, como cedro ou mogno. É importante utilizar madeira maciça, de fácil respiração.

Obs: Jamais envernize ou aplique qualquer produto para a proteção da madeira.

Para a limpeza do ambiente, use pano úmido em água.

1. Respiro e suspiro

No ambiente de sauna seca é fundamental a construção de respiro e suspiro para oxigenar e dissipar o calor. Veja na imagem abaixo (A próximo ao teto e B próximo ao chão e ao equipamento).

Ambientes para Sauna à Vapor

2. Piso

Na sauna seca, o piso pode ser cimentado ou cerâmica (antiderrapante), se preferir pode cobri-lo com um estrado de madeira.

Instruções para instalação do equipamento

Não deve haver madeira no espaço onde será instalado o equipamento, pois isso pode causar um incêndio. Use placas refratárias nas paredes em volta do equipamento e no piso. Se o aparelho possuir chaminé, o refratário das paredes deve acompanhar toda sua extensão. A chaminé deve sair de preferência pela parede, formando um ângulo de 45º.

Para sauna seca elétrica, utilize cerca de proteção ao redor do equipamento, a uma distância mínima de 10 cm.

Para sauna seca a lenha ou gás, construa uma parede com tijolos refratários (vazados) ao redor e na mesma altura do equipamento, a 10 cm de distância.

Iluminação

A iluminação do ambiente deve ser sempre indireta e com lâmpada de até 40 watts no máximo. Utilize arandela de madeira e instale o interruptor fora do ambiente.

Porta

Porta de madeira com isolamento térmico; deverá abrir sempre para fora do recinto e possuir visor transparente.